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Educação se faz com educação

Educar significa além de apresentar informações, acompanhar e auxiliar o amadurecimento do sujeito. Apresentar, não quer dizer apenas apresentar informações, mas também e principalmente, como uma forma de mostrar-se, apresentar-se como modelo, exemplo a ser seguido/reproduzido mesmo que inconsciente. Quando nos colocamos na posição de autoridade na educação, seja administrativamente, seja pedagogicamente, somos observados e avaliados visualmente e posturalmente diante das diversas situações e conflitos e é a partir daí que se concretiza o respeito e a admiração.
O docente apresenta informações, teorias e fórmulas que tecnicamente podem ser aplicadas ou reformuladas. Só que o professor não é apenas uma ferramenta reprodutora destas informações e teorias. Na apresentação do conteúdo de suas aulas ele também se apresenta como um modelo de postura e comportamento. Um ser que conquista confiança e respeito na maioria das vezes rapidamente e com isso se torna também um instrumento observado, ouvido – bem como a mídia – e de conteúdo tornando-se um grande influenciador de opinião.
Portanto, a ação de educar pode ser definida como um processo dinâmico e contínuo, constituído de um sistema complexo que mistura pequenas doses de limite, de informação e de respeito. Respeito é sempre um reflexo das atitudes e da postura apresentadas pelo indivíduo. Quando este é tratado com respeito, dificilmente responderá de maneira contrária – esta é uma regra geral. Quando se fala de Educação esta regra transcende a sala de aula ou a escola, pois numa escola esta postura deve ser adotada por todos: desde o auxiliar de serviços gerais até o reitor, administrador, diretor, gestor da escola ou coordenador de curso. Todos trabalhando como uma equipe e com o intuito de colaborar – não é à toa que atualmente têm sido denominados de: “colaboradores” – para o crescimento da qualidade do atendimento. E a qualidade no atendimento não se resume apenas ao atendimento da secretaria, salas de atendimento ou recepção, mas de todo o sistema. Infelizmente muitos “educadores” – que assim se autodenominam – não agem com educação, mas com a educação.

Roberta Cajueiro